SABE O MOTIVO PELO QUAL 5 DE SETEMBRO É FERIADO? Vamos lá conhecer um pouco da nossa história

September 4, 2017

 

Comemoramos a elevação de nosso amado estado do Amazonas à categoria de Província. Bom, muita gente não sabe o que significa isto, outros nem sabem o porquê do feriado, mas eu vou explicar.

 

A palavra província vem do latim provincia e significa uma divisão regional e/ou administrativa. Assim eram chamadas as grandes divisões administrativas no Segundo Reinado do Brasil (1840-1889).

 

O Amazonas (antiga capitania de São José do Rio Negro) saiu da administração da Província do Grão-Pará, através da Lei no. 582, de 5 de Setembro de 1850, e tornou-se uma Província independente. Seis anos depois, em 1856, por decisão da Assembléia Legislativa Provincial, Manaus foi definida como capital. 

 

Com a implantação da República, em 15 de Novembro de 1889, houve a mudança de Província para Estado, já que o Brasil deixou de ser um Reino e passou a ser uma República. A Província do Amazonas passou a ser Estado do Amazonas, mantendo Manaus como capital.

 

Uma das pessoas que mais lutaram pela elevação do Amazonas foi João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, (podem ver o monumento dele que fica na praça da saudade) nomeado por D. Pedro II em 1851, tendo sido seu 1º presidente (governador) entre 1 de janeiro de 1852 a 27 de junho de 1852. Bastante doente foi exonerado, morrendo em Belém no dia 19 de janeiro de 1861. Em sua homenagem foi erguida uma estátua na Praça da Saudade (Praça 5 de Setembro), localizada no centro de Manaus.

 

Embora seja comum a ideia de que o nome do município de Presidente Figueiredo seja uma homenagem ao ex-presidente brasileiro João Batista de Oliveira Figueiredo, o nome do município homenageia João Figueiredo, presidente da província do Amazonas no tempo do império.

 

 

Fonte: Blog Do Rocha, Wikipédia

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now