O Instituto Japiim firmou parceria com a Aleam e vai coletar óleo de cozinha usado e doar para reciclagem

April 25, 2017

 

Coordenada pela Diretoria de Modernização e Planejamento, a  campanha Recicla Aleam começou com a coleta de papéis inservíveis nos diversos setores da Casa e avançou para o recolhimento do óleo usado, beneficiando a Associação de Catadores Nova Recicla, com sede no bairro Cidade de Deus.

 

O posto de coleta de óleo usado foi montado na entrada do prédio da Assembleia Legislativa, com um stand padrão e tambores apropriados para a coleta do material. Cada servidor poderá entregar o óleo para descarte, em garrafas PET, até o próximo dia 26 de maio.

 

A Associação Nova Recicla e o Instituto Japiim são as duas entidades de catadores de resíduos sólidos que firmaram parceria com a Assembleia Legislativa para tocar esse projeto. A Associação Nova Recicla tem seu foco na coleta de papel e, no primeiro mês de atividade conjunta com a Aleam já recebeu cerca de 600 quilos de descarte. Agora, os catadores vão começar uma atividade inédita de reciclagem de óleo, para gerar mais renda para os trabalhadores. De acordo com a secretária executiva da Nova Recicla, Rosângela Ferreira, 20 famílias de catadores serão beneficiados com a doação. “Enquanto os homens são catadores de papel e papelão, as mulheres fazem artesanato. Mas isso não está dando muito lucro. Nós acreditamos que, com a doação de óleo, poderemos produzir sabão e velas e complementar nossa renda”, explicou.

 

O Instituto Japiim, que é uma associação sem fins lucrativos, está cedendo os tambores para a coleta do óleo e também irá promover, gratuitamente, palestras e workshops para os catadores da Associação Nova Recicla.

 

Outro parceiro da campanha é a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Sustentável (Caama), presidida pelo deputado Luiz Castro (Rede). Ele declarou que a iniciativa, além de evitar o prejuízo à natureza, contribui para a geração de emprego e renda. “A Assembleia dá um bom exemplo para que outros órgãos públicos também implantem, internamente, suas agendas ambientais”, afirmou.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now