Terremoto no Peru foi sentido em alguns pontos de Manaus

April 19, 2017

 

Um terremoto ocorrido nas regiões amazônicas do Peru e do Equador, nesta terça-feira (18), foi sentido também em alguns pontos de Manaus. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o tremor foi registrado principalmente no Centro e em bairros da Zona Centro-Sul.

 

A advogada Carolina Rabello, de 24 anos, diz ter sentido o tremor de terra. Ela relatou ao G1 que estava em casa quando sentiu o prédio onde mora começar a balançar.

"Eu moro em um apartamento no 8º andar no bairro Adrianópolis. Eu estava deitada e senti o prédio balançando de um lado para o outro. Até a minha luz começou a balançar. Foi por uns três minutos, demorou bastante. Aí depois foi parando. Eu perguntei em alguns grupos e algumas pessoas disseram que sentiram", contou.

 

O superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio Oliveira, afirma que a sensação do tremor é perceptível em prédios mais altos e não gera preocupação.

"As ondas de choque se propagam e chegam aqui mais enfraquecidas. Quem percebe é quem está no alto dos prédios, porque o prédio oscila. Quem está no nível do chão não percebe nada. Provavelmente a magnitude fica entre 1,0 e 2,0 e isso não gera danos nas estruturas. Como foi em profundidade rasa, aí a gente sente aqui em Manaus", disse.

 

Ainda segundo Oliveira, a probabilidade de terremotos no Amazonas é baixa, devido a localização do estado em relação a placa tectônica da América do Sul.

No Equador, o tremor desta terça (18), de magnitude 6,1, foi na província de Napo e ocorreu às 12h50 (hora local). No Peru, a magnitude foi 6,2 e o terremoto foi sentido às 12h49 (hora local). O epicentro está localizado a 113 quilômetros do município de Pastaza, em uma área de floresta pouco povoada da região de Loreto.

 

O movimento sísmico se originou a uma profundidade de 142 quilômetros e foi sentido pelos habitantes de Pastaza e também pelos vizinhos de Iquitos, capital da região.

 

Fonte: portal g1

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now