Chuvas acima da média para Manaus são previstas pelo Inmet até maio

March 9, 2017

 

Manaus e parte da região norte do Amazonas terão chuvas acima da média até maio deste ano. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que informou que acumulado de chuvas de janeiro foi maior do que o registrado em fevereiro.

 

Segundo o Prognóstico Climático Trimestral, elaborado pelo Inmet em conjunto com outros centros de meteorologia, haverá chuvas acima da média no trimestre de março, abril e maio na metade norte do Amazonas, incluindo a capital, assim como no estado de Roraima.

 

"Isso deve ocorrer devido às águas do Oceano Atlântico tropical norte, estarem com temperaturas acima da média para o período, contribuem para a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) - principal mecanismo associado à ocorrência de chuvas na região", explicou o meteorologista do Inmet Gustavo Ribeiro.

 

Os meses considerados dentro do período chuvoso em quase todo Amazonas são: dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril. Em dezembro do ano passado, Manaus registrou precipitações acima do normal e o acumulado foi de 518,8 milímetros, sendo que o normal seria entre 179 e 293 milímetros. Já em janeiro deste ano o acumulado foi de 402,1 milímetros, quando o normal seria entre 235 e 350 milímetros.

 

No último mês de fevereiro o acumulado da capital foi 257,4 milímetros. Para o segundo mês do ano o normal seria entre 216 e 352 milímetros. Os volumes de chuvas de janeiro e fevereiro de 2017 foram maiores em relação a 2016.

 

FONTE: PORTAL G1 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now