Disque-Pileque; serviço para evitar embriaguez no volante vai funcionar no Carnaval 2017

Os motoristas que exagerarem na bebida alcoólica durante o Carnaval 2017 em Manaus e não tiverem condições de dirigir, poderão acionar o Disque-Pileque do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O serviço pode ser solicitado durante 24 horas, por meio do número 99146-9863.
O presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, informou que as atividades do Disque-Pileque são gratuitas. Segundo ele, o serviço atende pessoas que estão embriagadas e não possuem condições de conduzir um veículo.
“A pessoa embriagada entra em contato conosco pelo disque-pileque. Passa todas as informações necessárias, como o seu endereço e as condições de saúde. Depois enviamos uma equipe do Detran, que é composta por um motorista e um socorrista do Samu. A idéia é dar uma carona para o motorista que não tem condições de dirigir. Além de prestar os primeiros socorros”, explicou o presidente.
Conforme Leonel, os motoristas que solicitarem o serviço do dique-pileque não receberão multas. “As pessoas ficam com medo de entrar em contato conosco, pois pensam que vão ser multados por solicitar a nossa carona. Mas isso não vai acontecer. Nem pedimos qualquer tipo de resposta sobre a bebida. Só levamos o folião e o veículo dele para casa”, destacou o presidente, acrescentando que o objetivo do serviço é evitar acidentes que são provocados por motoristas que dirigirem totalmente embriagados.
“Quando uma pessoa nos liga, percebemos que ela teve consciência e ficamos felizes. Só nesse fim de semana, tivemos 15 acionamentos do disque-pileque. Mas durante o Carnaval esse número precisa aumentar, porque o álcool é o principal responsável pelas piores catástrofes no trânsito”, disse.
O disque-pileque do Detran-AM durante o Carnaval 2017 contará com a participação de 14 motoristas do órgão e 24 socorristas voluntários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
‘Operação Carnaval’
As ações do Detran-AM fazem parte da ‘Operação Carnaval 2017’, que começou na última sexta-feira (17) e deve seguir até 2 de março nas principais avenidas da cidade e rodovias como AM 010 (que liga Manaus à Itacoatiara) e AM 070 (Manaus à Iranduba).
No total, serão 300 agentes do Detran e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) atuando na cidade.
Blitzs serão realizadas durante 24 horas nas proximidades de blocos e festas de carnaval.
“Estamos atuando com força total nessa operação de Carnaval. Vamos parar carros pequenos, ônibus e motocicletas. O objetivo é diminuir ocorrências no trânsito nessa época”, comentou Leonel.
FONTE: PORTAL ACRITICA