CAVALOS DE POTÊNCIA: Entenda o por quê dessa medida

February 6, 2017

 

O que são cavalos de potência?

Os cavalos de potência são uma unidade de medida para demonstrar qual é a potência de um determinado motor, ou seja, o quanto ele é capaz de deslocar o carro em um determinado período de tempo.

 

De modo geral, o cavalo de potência é basicamente a energia necessária para realizar um deslocamento de 250 kg por 30 centímetros em um segundo, ou então para deslocar 15 toneladas por 30 centímetros em um minuto.

 

Quanto maior a quantidade de cavalos de potência, mais energia é liberada, logo, mais esse deslocamento acontece em menor tempo.

 

Como surgiu a medida de cavalos de potência?

Ainda no século 18, James Watts inventou uma máquina a vapor em uma época em que se priorizava a exploração do trabalho animal. Apesar de muito mais eficiente do que qualquer coisa que já existisse à época, as pessoas ainda não compreendiam como a invenção de Watts poderia ajudar suas vidas.

 

Com isso, o engenheiro decidiu medir a quantidade de energia gasta por cavalos para realizar deslocamentos baseando-se nos conceitos de trabalho e potência. Trabalho, na física, é definido como a energia necessária para deslocar um determinado objeto em uma distância determinada. Com isso, sua fórmula é dada pela multiplicação entre força exercida e distância percorrida. Já a potência é definida como a quantidade de trabalho que pode ser realizada em um determinado período de tempo e é dada pela relação entre trabalho e tempo.

 

Assim, Watts identificou quanto energia que um cavalo dispensava para mover um peso predeterminado em uma determinada distância e em um período de tempo. Com isso, ele chegou à medida de que um cavalo de potência vale 33 mil pés-libras por minuto. De posse desses dados, ele converteu a potência de sua máquina a vapor para uma quantidade em cavalos de conseguir vendê-la adequadamente, consagrando a unidade.

 

Por que a potência dos motores é medida em cavalos de potência?

Como a unidade de medida se tornou altamente popular e como o setor automobilístico foi diretamente influenciado pela máquina a vapor de Watts, a medida cavalos de potência passou a ser utilizada para indicar como o motor de um carro se comporta, como por exemplo, o quão rápido ele pode ser. Quanto mais cavalos um motor tiver, significa que mais rápida será a dirigibilidade em geral do veículo.

 

Além disso, motores com mais cavalos de potência também tendem a consumir menos combustível, já que conseguem vencer uma distância maior e de maneira mais eficiente utilizando a mesma quantidade de combustível. Dessa forma, a unidade de cavalos de potência também é utilizada porque dá uma indicação clara sobre o gasto do motor, sendo mais simples do que expressar a medida em watts ou joules.

 

Os cavalos de potência são uma unidade de medida consagrada há quase três séculos, tendo servido inicialmente como uma forma de demonstrar porque a máquina a vapor de James Watts era uma opção melhor do que os cavalos utilizados na época. Atualmente, é uma medida muito comum para os motores de carro, sendo um dos fatores de decisão de compra.

 

 

 

FONTE: BLOGMEUUSADONOVO

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now