DICAS DE MANUTENÇÃO: COMO CUIDAR DA SUSPENSÃO DO CARRO

January 23, 2017

 

A suspensão é um conjunto de fundamental importância nos carros — ela é responsável pela sustentação e estabilidade do veículo. O sistema é encarregado por amortecer todos os impactos sofridos e as imperfeições do piso, possibilitando maior conforto e segurança para todos os passageiros. A suspensão também é composta por amortecedores formados por um conjunto com molas, pivôs, barras de sustentação e buchas.

Mas como cuidar deste elemento tão relevante para um bom funcionamento do veículo? Caso você não saiba responder a esta pergunta, não se preocupe! Vamos mostrar a seguir algumas dicas de manutenção para você cuidar da suspensão do carro. Confira:

 

Realize inspeções periódicas

A melhor forma de fazer a manutenção preventiva da suspensão é realizar periodicamente a inspeção do conjunto. O objetivo dela é reduzir a probabilidade de falhas ou danos no equipamento — este tipo de manutenção do carro consiste na realização de inspeções e o monitoramento regular.

Se o veículo não tiver sido envolvido em nenhum sinistro ou batida que exija a troca da suspensão, ela deve ser inspecionada a cada 20 mil quilômetros. Já os componentes do conjunto que são mais propícios ao desgaste devem ser substituídos entre 50 e 70 mil quilômetros rodados.

Não tem uma regra para o momento certo de realizar a troca, portanto, esta questão deve ser verificada no manual do fabricante do carro, pois varia de modelo para modelo. Além disso, o desgaste da suspensão e o momento certo de trocá-la dependerá principalmente das condições de uso do carro e os cuidados realizados pelo dono.

O motorista deve também sempre ficar atento à presença de óleo próximo à roda do carro. Caso exista algum respingo, eles podem ser provenientes do amortecedor, sendo necessária então uma inspeção profissional e até mesmo a sua substituição.

 

Aprenda a detectar problemas comuns

Os problemas em um amortecedor podem ser detectados antes que eles comecem a prejudicar a estabilidade do carro e a segurança dos passageiros. Uma maneira de identificar prováveis falhas é sempre que for fazer o alinhamento ou o balanceamento solicitar ao mecânico para observar a integridade do conjunto, se existe a presença de vazamento e se as borrachas estão limpas e sem ressecamento.

Algumas oficinas possuem equipamentos que avaliam o amortecedor do carro e verificam a sua resposta quando submetido a esforços. Esta é uma ótima forma de saber se ela deve ser trocada ou não. Porém, caso o motorista ache que não é necessário pagar por esta inspeção no momento, ele pode fazer uma inspeção caseira no sistema. Basta empurrar cada uma das pontas do carro com bastante força para baixo. Caso a carroceria balance muito antes de estabilizar na posição inicial, é um sinal de que os amortecedores não estão trabalhando como deveriam.

 

Tenha alguns cuidados simples

Existem diversas formas de cuidar da suspensão do carro e evitar que ela sofra maiores desgastes. São cuidados simples, mas que devem ser seguidos pelos motoristas. Evite trafegar em ruas esburacadas ou dirigir em estradas de terra — caso seja necessário, dirija com cuidado e em baixa velocidade, desviando dos buracos maiores. Não trafegue com muita carga, isto força bastante o conjunto, aumentando o desgaste e diminuindo os intervalos de troca. E, principalmente, mantenha as revisões do veículo sempre em dia. Lembre-se de que a vida útil da suspensão depende da manutenção do carro e da forma como você dirige.

Percebeu como é simples cuidar da suspensão do carro? Você tem o costume de realizar as inspeções e evitar que ela sofra grandes desgastes? Compartilhe com a gente sua opinião e experiência com o tema!

 

FONTE: MEU USADO NOVO

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now