Honda mostra moto que se equilibra sozinha em feira de tecnologia. Veja vídeo

January 6, 2017

Conseguir se equilibrar em cima de uma moto pode não ser tão simples para algumas pessoas pelo peso e tamanho da máquina. Mas a Honda acha que consegue resolver esse problema com a tecnologia usada no sistema Honda Riding Assist. O protótipo, apresentado na feira de tecnologia Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas (EUA), é capaz de compensar o peso do motociclista e manter a moto de pé em qualquer situação.

 

Para usar o Honda Riding Assist, a moto deixou de lado os giroscópios, que aumentam demais o peso da moto. O garfo da roda dianteira fica em uma posição mais angular e é capaz de mover-se para uma posição mais longa. O vídeo de demonstração revela que a moto é capaz de fazer ajustes automaticamente, movendo a roda dianteira de forma que mantenha o equilíbrio, mesmo com alguém montado.

 

De acordo com a marca, a tecnologia tem origem no Uni-Cub, scooter elétrica que mais parece um banquinho com rodas – quem visitou o Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado teve a oportunidade de assistir as representantes do estande da Honda usando o veículo. Os engenheiros aproveitam a experiência do Uni-Cub para usar os mesmos algoritmos e criar o sistema da moto.

 

Além de se equilibrar sozinha, a motocicleta com o Riding Assist também recebeu uma tecnologia controlada por câmera que, com o toque de um botão, faz com que a moto seja capaz de seguir o condutor quando ele estiver a pé. Isso abre caminho para a criação de sistemas autônomos para a moto ou, pelo menos, de semi-autônomos que permitam levar a moto ir sozinha até a garagem.

 

 

 

Longe das ruas

 

Todo o sistema Honda Riding Assist é muito interessante, mas não espere pela oportunidade de poder experimentá-lo. Segundo o engenheiro responsável, Makoto Arai, a tecnologia não tem data para chegar às ruas. O sistema ainda tem que passar por muitos testes e o custo ainda é muito alto – a Honda não conseguiu nem lançar o Uni-Cub, previsto para chegar às lojas durante os Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão) em 2020.

 

 

 

FONTE:  CARROS - IG

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now